Blog

A quarta Revolução Industrial e as Indústrias Inteligentes

Como consequência da Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é o resultado do
desenvolvimento dos sistemas de produção. Com as chamadas “indústrias inteligentes”, inúmeras alterações acontecem nos processos de manufatura, produzindo impactos no mercado, e como consequência, tornando os processos de produção cada vez mais eficientes.

A Inteligência Artificial e aInternet das Coisas (IoT, do inglêsInternet of Things, chegam para garantir facilidade nos processos industriais.

O termo Indústria 4.0 surgiu pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011, na Alemanha. Com universidades, empresas, centros de pesquisa e o governo envolvidos, o projeto da Indústria 4.0 tencionava modernizar e propor mudanças nas indústrias.

Os princípios básicos da Industria 4.0 demandam que conectando máquinas, as industrias criarão redes inteligentes, com eficiência e autonomia, permitindo que os processos sejam monitorados de forma remota. Sobretudo, é necessário um coordenador para monitorar os processos utilizados em toda a fábrica por meio de um simples smartphone, a qualquer hora, em qualquer lugar e em tempo real.

Os princípios da industria 4.0 Tempo real: Acompanhar e analisar dados em tempo real, garantindo maior assertividade na tomada de decisões. Saber todas as etapas do processo no momento em que elas acontecem.
Virtualização: A simulação computacional já é uma realidade, porém, a revolução da indústria propõe o monitoramento remoto dos processos de produção, a fim de evitar eventuais falhas e tornar a rede de produção mais eficiente. A virtualização dos processos industriais permite a rápida tomada de decisão através de simulação computacional utilizando dados reais coletados em tempo real.

Descentralização dos processos decisórios: Com o propósito de melhorar a produção na indústria, sistemas cyber-físicos tomam decisões com base em análise de dados, sem depender de ação externa, tornando a tomada de decisão mais segura e certeira.
Modularização: Neste conceito, o sistema é dividido em módulos, ou seja, em partes distintas. Desta forma, uma máquina irá produzir de acordo com a demanda, visto que irá utilizar somente os recursos necessários para a realização de cada tarefa, garantindo otimização na produção e economia de energia.

E para sustentar esta base, existem alguns pilares essenciais que impulsionam a evolução da indústria 4.0. Estes eixos nos quais o conceito se articula englobam nove postos-chaves: big data e análise de dados, robótica, simulação, internet das coisas (Internet of Things – IoT), cibersegurança, cloud computing, manufatura aditiva, sistemas de integração horizontal e vertical e realidade aumentada.

Pilares da indústria 4.0:

Big Data -conjunto de dados armazenados

Cloud Computing - memória e capacidade de armazenamento e cálculo de
computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.

Manufatura aditiva - os componentes são criados a partir de pó e luz laser. Com base em um modelo 3D, o laser constrói o componente camada por camada.

Realidade Virtual e Aumentada - Aplicada às necessidades da indústria, é possível ter desde instruções de montagem enviadas via celular para desenvolvimentos para peças de protótipo até o uso de óculos de realidade aumentada para a gestão e operação de determinadas máquinas.

Robôs Autônomos - são robôs que podem realizar os objetivos desejados em
ambientes desestruturados sem a ajuda humana.

Simulação, Integração de Sistemas - O uso de simulação computacional é essencial para garantir a qualidade e eficiência no desenvolvimento de produtos. Na indústria 4.0, a simulação computacional pretende utilizar mais amplamente as informações da planta, analisando dados em tempo real, aproximando o mundo físico e virtual. O resultado da captura destas informações é o chamado digital twin, onde toda a cadeia de criação de
um produto passa a ter seu representante idêntico também no mundo virtual

Cybersecurity - Todas as áreas da empresa conectadas, por isso a cibersegurança é um elemento fundamental para proteger sistemas e informações de possíveis ameaças e falhas, que podem vir a causar transtornos na produção.

IoT (Internet das Coisas) - A Internet das Coisas, é uma rede de objetos físicos, veículos, prédios e outros que possuem tecnologia embarcada, sensores e conexão com rede capaz de coletar e transmitir dados

 

Como resultado, constatamos que os e Princípios e Fundamentos da Industria 4.0 agregam todas as tecnologias já existentes, fazendo com que elas se comuniquem entre si, trazendo benefícios que expandirão seu desenvolvimento sustentável e avanços no processo de integração.

Fonte: https://www.esss.co/blog/os-pilares-da-industria-4-0/

SHARE:

As quatro Revoluções Industriais

O homem deu guinadas tão colossais nos últimos 200 anos, que se voltasse no tempo, dificilmente conseguiria se adaptar novamente. E se ho...

Read more