Blog

As quatro Revoluções Industriais

O homem deu guinadas tão colossais nos últimos 200 anos, que se voltasse no tempo, dificilmente conseguiria se adaptar novamente. E se hoje se usufrui de toda essa modernização, deve-se muito as Quatro Revoluções Industriais.

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Europa entre os séculos XV e meados do século XVIII. Começou na Inglaterra e depois em países como França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos, que introduziram esse novo modelo de produção industrial. A característica mais importante dessa revolução foi a mudança do trabalho artesanal e manual pelo assalariado e o uso das máquinas.

A Segunda Revolução Industrial começou na segunda metade do século XIX (c. 1850 - 1870), e terminou durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), abrangendo uma sequencia de evoluções econômicas e sociais realizadas na Europa, dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço. Os principais países a participar dessa Revolução foramInglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos e Japão.

A Terceira Revolução Industrial se iniciou na metade da década de 1940, logo após o final da Segunda Guerra Mundial e conquistou a importância nos crescimentos tecnológicos e científicos da indústria, principalmente na área eletrônica, tecnológica da informação e das telecomunicações e também no desenvolvimento nas áreas da agricultura, pecuária, comércio e prestação de serviços.
De forma geral, todas as áreas progrediram e se beneficiaram com os avanços
realizados.

A quarta Revolução Industrial, conhecida como Industria 4.0, está acontecendo agora, e temos o privilégio de acompanhar esse processo, graças a internet ultrarrápida e de conceitos como a computação em nuvem, internet das coisas; big data; blockchain; inteligência artificial e biotecnologia. Os impactos na área industrial vão desde a produtividade, até Integração de Produção e Gestão Empresarial.

SHARE:

A quarta Revolução Industrial e as Indústrias Inteligentes

Como consequência da Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é o resultado do desenvolvimento dos sistemas de produção. Com as chamadas “i...

Read more